quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As experiências humanas


A vida deixa de ser quando deixamos de experimentá-la. A experiência deixa de ser quando a limitamos aos nossos pudores e medos. Não há nada de novo abaixo do sol, mas há tantas coisas novas esperando por nós. Pelo momento em que sairemos do casulo de nossa inocência e despertaremos para a fúria dos sabores, sensações, sons, cheiros e paisagens ainda não registradas. Até mesmo para aquilo que ainda não é, mas só espera por nós para que seja.

Tudo o que vivemos até hoje, todas as conquistas, perdas, amores, desamores, mágoas e sorrisos, dias de chuva ou sol, todas as musicas que ouvimos e livros que lemos, as pessoas que conhecemos, tudo o que pudemos vivenciar ou imaginar, isso é tudo o que possuímos e somos.

Somos as nossas experiências, somos as nossas vivências e descobertas. Somos o que aprendemos, o que ensinamos. Somos cada lágrima, cada gargalhada. Não há nada além disso. Não temos nada além disso. No momento em que nosso corpo parar de funcionar, o que levaremos para onde quer que formos será unicamente a beleza e a feiúra que vivemos e ajudamos a construir.

Tudo é permitido, mas nem tudo nos convém. Nem tudo é prazer, nem tudo é dor. Porém tudo é aprendizado. Qualquer experiência humana.

2 comentários:

Terra da Princesa disse...

Adoro "fúria dos sabores" so cool. E as coisas que você escrever, carregadas de referências do mundo e de você mesma. Bem vinda no mundo das blogueiras novamente. Um beijo!

Camila Ramos disse...

Publiquei esse texto um dia antes de saber que uma querida amiga havia morrido.
Ela faleceu poucas horas depois de eu fazer essa postagem. Apesar de eu não ter consciência no momento em que escrevi, dedico essa postagem a ela. Lia, meu espírito sentiu que você estava partindo, e escreveu isso para você. Sei que todas as suas experiências te fizeram ser a pessoa incrível e cheia de força que nos deixou naquela tarde.

Sei que você está bem agora, mas isso não me impede de chorar.

Saudades eternas.